A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Celma Meque, afirmou esta segunda-feira, 20 de Outubro, que o País está preparado para encarar a época chuvosa e ciclónica 2023-2024.
Ainda assim, apelou para que se redobre esforços, especialmente para fazer face ao fenómeno El Nino, que deverá afectar cerca de 40 distritos áridos e semi áridos.
Neste momento, o INGD está a finalizar a elaboração da estratégia para o desenvolvimento integrado das zonas áridas e semiáridas e o plano anual de contingência, documento que “orienta todas actividades de prontidão e de resposta”.
Luísa Celma Meque falava durante audiência concedida a secretária-geral adjunta para Assuntos Humanitários e Coordenador Adjunto da Ajuda de Emergência das Nações Unidas (OCHA), Joyce Msuya, que felicitou a presidente do INGD pela sua liderança. “Estou impressionada com os esforços que o Governo moçambicano têm reunido para fazer face aos desastres climáticos, quero parabenizá-la por isso”, disse.