
A Comissão Nacional Dos Direitos Humanos – Moçambique (CNDH) procedeu, na manhã desta quarta-feira, 25 de Março de 2026, em Maputo, à entrega de um donativo ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), com vista a reforçar a capacidade de assistência às famílias afectadas pelas recentes intempéries no país. O apoio é composto por produtos alimentares diversos, vestuário, calçado e artigos de higiene pessoal, numa ação que traduz solidariedade concreta para com as populações vulneráveis das regiões Sul e Centro.
Na ocasião, o Presidente da CNDH, Albachir Macassar, explicou que o gesto resulta de uma constatação directa das dificuldades enfrentadas pelas vítimas, após visitas realizadas a 16 centros de acomodação. “Este donativo é feito com base num olhar humano, após testemunharmos de perto o sofrimento de muitas famílias afectadas pelas intempéries”, afirmou, sublinhando que, mais do que a dimensão material da ajuda, o essencial é a mensagem de solidariedade: “Neste momento, não importa a quantidade ou o tipo de produto, mas sim o gesto de apoio e empatia”.
Por sua vez, o Director do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) do INGD, Germano Amado, enalteceu a iniciativa da CNDH e destacou a importância da colaboração entre instituições na resposta humanitária. “O INGD agradece profundamente aos parceiros que têm estado ao nosso lado neste momento difícil, e hoje, em particular, à CNDH pelo seu contributo”, afirmou, reforçando que acções desta natureza são fundamentais para aliviar o sofrimento das famílias afectadas e fortalecer a capacidade de resposta em situações de emergência.


