
O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) recebeu, nesta quarta-feira, 19 de Agosto, no Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), estudantes da Escola de Jornalismo (EJ), no âmbito de uma visita de estudo sobre o papel da comunicação na gestão e redução do risco de desastres. Recebidos pelo Director do Gabinete de Comunicação e Imagem, Germano Amado, os estudantes conheceram as principais áreas de actuação da instituição, com destaque para a comunicação em situações de emergência.
Durante a visita, foram apresentadas as atribuições do Gabinete de Comunicação e Imagem, a Plataforma Integrada de Disseminação de Informação de Aviso Prévio de Cheias e Ciclones e os Mecanismos de Queixas e Reclamações. Os participantes conheceram também o funcionamento deste último mecanismo, que permite às comunidades afectadas, parceiros e outros intervenientes apresentar preocupações e obter respostas. Germano Amado explicou que “a comunicação no INGD obedece a uma estrutura que é liderada pelo GABINFO”, destacando a necessidade de coordenação na produção e disseminação de informação oficial.
A actividade terminou com uma visita guiada à Sala de Situação do CENOE, onde os estudantes conheceram os mecanismos de monitoria de eventos extremos e as ferramentas utilizadas no acompanhamento das emergências, incluindo o uso de drones para a avaliação de áreas afectadas e localização de pessoas. Para Germano Amado, “a comunicação constitui um elemento fundamental na gestão de desastres”, devendo garantir que a informação chegue às comunidades de forma atempada, clara e coordenada, contribuindo para uma resposta mais eficaz.










