Em 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 13 de Outubro como o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres (IDRRD) para promover uma cultura global de redução do risco de desastres. O Dia Internacional é uma oportunidade para reconhecer o progresso global na prevenção e redução do risco de desastres e perdas.
A edição de 2023 ocorre logo após a Revisão de Meio de Percurso do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, onde a Assembleia Geral da ONU, em maio de 2023, adoptou uma declaração política para acelerar a acção na promoção da resiliência a desastres. O tema do Dia está alinhado com o Marco de Sendai, o acordo internacional para prevenir e reduzir perdas em vidas, meios de subsistência, economias e infraestrutura básica.
Ele possui sete metas globais e 38 indicadores para medir o progresso. O Marco de Sendai complementa o Acordo de Paris sobre mudança climática, com ambos os marcos interligados para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A edição de 2023 ocorre no contexto sobre a Brutal Desigualdade dos Desastres entre os grupos sociais mais vulneráveis, sob o lema “Lutando contra a desigualdade por um futuro resiliente” no qual se propõe uma reflexão profunda entre a relação recíproca dos desastres e desigualdade.
A desigualdade e a vulnerabilidade a desastres são duas faces da mesma moeda: o acesso desigual a serviços, como finanças e seguros, deixa os mais vulneráveis expostos ao perigo dos desastres; enquanto os impactos dos desastres exacerbam as desigualdades e empurram os mais vulneráveis ainda mais para a pobreza.