Cerca de vinte secretários permanentes dos distritos atravessados pelas bacias hidrográficas do Zambeze, Búzi e Púnguè beneficiam, de hoje até próxima sexta-feira na cidade da Beira, de capacitação em matéria de Gestão de Risco de Desastres.
Segundo o Director Nacional de Prevenção e Mitigação, César Tembe, a capacitação realiza-se num momento oportuno, uma vez que dentro alguns meses estaremos na época chuvosa e ciclónica. Portanto, os secretários permanentes estarão melhores preparados para o período que se avizinha.
De acordo com o Director Nacional de Prevenção e Mitigação esta formação se insere no processo de descentralização do sistema de gestão de calamidades.
“Alguns dos problemas que temos vindo a registar podem ser minimizado com a descentralização do sistema de gestão de calamidades, porque torna os governos locais mais resilientes e reduz os custos financeiros relacionados com envolvimento dos níveis central e provincial na condução de actividades de gestão de risco de desastres a nível do distrito”, referiu.
Por seu turno, o secretário permanente da Província de Sofala, Rui Nanlipa, no seu discurso de abertura enalteceu a importância deste evento na medida em que vai dotar os participantes de ferramentas que lhes permitam interpretar as leis, bem como produzir informação a ser difundida às comunidades sobre resposta aos eventos extremos da natureza.
O administrador da Beira, João Oliveira, que também participa do evento, instou aos presentes para aprofundarem as ferramentas que tornem os distritos mais resilientes e melhor preparados face as mudanças climáticas que são uma realidade.