Luísa Celma Meque partilha experiência de Moçambique na Turquia.
A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Celma Meque, acompanhada pelo Director Geral do Instituto Nacional de Meteorologia, Adérito Aramugi e da Directora de Planificação e Cooperação no INGD, Rita de Almeida participam desde ontem, 17 de Outubro, do Simpósio sobre Clima e Accões Antecipadas, evento que decorre na Cidade de Antalya na Turquia.
Na sua intervenção, Luísa Celma Meque partilhou a experiência de Moçambique na prevenção e combate aos eventos extremos.
Reconheceu que o País se encontra em situação de vulnerabilidade e enalteceu as diversas acções que tem sido levadas a cabo pelo pelo Governo para mitigar o impacto das mudanças climáticas.
Destacou a consolidação dos sistemas de alerta precoce e a implementação de acções antecipadas para a redução do risco de desastres.
“Regozijamo-nos por participar neste evento num momento em que o País assinala avanços e reconhecimento do seu comprometimento político, com a eleição do Presidente da República de Moçambique como campeão africano para a redução do risco de desastres”, salientou.
Luísa Celma Meque elencou igualmente um conjunto de desafios que Moçambique tem pela frente, tendo destacado o aprimoramento dos mecanismos de coordenação muiltisectorial das acções de prevenção e mitigação das calamidades; a garantia da integração da abordagem de Redução do Risco de Desastres no processo de Desenvolvimento Sócio-económico; o aprimoramento da educação formal e informal das comunidades no geral, e dos alunos, em particular, sobre a gestão do risco de calamidades, entre outros.
Organizado pelo governo da Turquia, o Simpósio sobre Clima e Acções antecipadas termina amanhã, 19 de Outubro.