O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu esta segunda-feira, 21 de Junho de 2021, em Nacala, província de Nampula, ao lançamento do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência (COHE) da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O COHE destina-se a funcionar como uma estrutura regional de coordenação e tomada de decisões sobre os assuntos de desastres decorrentes das mudanças climáticas e outras emergências associadas.
Convergem no COHE peritos dos diferentes Centros de Operações de Emergência, Entidades Nacionais de Gestão de Desastres e Redução de Riscos, organizações e grupos de interessados directamente envolvidos em operações de resposta a desastres em estreita colaboração com a Unidade de Redução do Risco de Desastres da SADC.
Segundo o Chefe de Estado, o lançamento do COHE constitui a realização de uma das prioridades da Presidência de Moçambique na SADC de proseguir com a agenda orientada para os resultados.
Foi determinante para a escolha de Nacala para o estabelecimento do Centro o facto de oferecer as melhores condições de acessibilidade aos países da região, dada a sua localização geográfica, possuir instalações aeroportuárias bem como o facto de se localizar numa zona onde não possa ficar desactivado em caso de ser afectado por eventos extremos.
Participou no evento, como convidado de honra, o Presidente da República do Botswana e Presidente em Exercício do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC, Mokgweetsi Masisi.