O GOVERNO de Moçambique procedeu a entrega esta Segunda Feira (20 de Junho) , em Durban, Kwazulu Natal, na África do Sul, diversos produtos alimentares para apoiar as famílias vítimas das inundações de Abril último, que mataram cerca de quatrocentas pessoas, das quais 05 são Moçambicanas.
Trata-se de 42 toneladas de Produtos diversos compostos por massa, arroz ,farinha de milho, e açúcar.
Em Representação do Governo Moçambicano foi destacada a presidente do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres (INGD), Luísa Celma Meque, e contou com a presença do embaixador de Moçambique na Africa do Sul Paulino Macaringue.
Por outro lado em representação do Governo Sul Africano foi destacada para a recepção do donativo a ministra sul-africana para a área de Governação Corporativa e Assuntos Tradicionais, Nkosazana Zuma.
Falando na ocasião, Luísa Celma Meque referiu que este é um pequeno gesto de solidariedade de Moçambique para com o povo Sul Africano, país com quem têm relações de amizade e cooperação.
“Nós como país não queríamos ficar distantes perante esta situação, daí que estamos aqui para dar o nosso contributo. Os nossos irmãos sul-africanos têm estado a solidarizarem-se com Moçambique sempre que ocorrem eventos similares”, precisou Meque.
A título de exemplo, em 2015 quando houve cheias nas bacias de Licungo este país vizinho deu o seu apoio. Acrescentou que aquando da ocorrência dos ciclones Nkhenete e Idai, a África do Sul disponibilizou não só produtos alimentares, mas também recursos humanos e material para ajudarem na reposição face aos damos causados por estes eventos.
“Trouxeram vários meios, com destaque para Helicópteros, para o resgate das pessoas que estavam na água. Queremos agradecer pela cooperação e pela presença, hoje, da ministra Nkosazana Zuma que desde a nossa chegada manifestou a sua gratidão pelo apoio”, disse.
Por seu turno, Nkosazana Zuma, afirmou que o donativo é um ganho porque vai ajudar as famílias afectadas pelas cheias. Precisou, ainda, que esta oferta representa as relações de amizade e cooperação entre os dois países.
“Na verdade as relações entre Moçambique e África do Sul são de há longa dada desde a luta contra o apartheid. Assim, podemos afirmar com toda certeza e segurança de que os dois países são irmãos e as relações são cada vez mais fortes e duradouras”, disse.