Um donativo constituido por bens alimentares, material de higiene e limpeza, e vestuário foi entregue ontem 17 de Maio, pelo Secretário Permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), Francisco Novela, ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).
Com o acto, os funcionários do #MINEC, incluindo os das missões diplomáticas e consulares de Moçambique, das instituições tuteladas e subordinadas, querem contribuir para a mitigação do sofrimento das populações severamente afectadas pelas enxurradas que atingiram o país.
Novela avançou que a contribuição é composta por quatro toneladas de arroz, 2,5 de farinha de milho, 1500 quilogramas de açúcar, 174 caixas de sabão e malas contendo vestuário e calçado.“Com este gesto singelo, humanitário e solidário esperamos apoiar os concidadãos mais vulneráveis que perderam quase tudo, por força dos eventos extremos, e os que sofreram o impacto destruidor do ciclone Freddy, na província de Inhambane e na região centro do país”, disse.
Por sua vez, o Vice-Presidente do INGD, Gabriel Monteiro, agradeceu pelo gesto, acrescentando que os donativos chegarão aos beneficiários o mais breve possível.
Monteiro instou às outras instituições públicas e privadas, bem como as pessoas singulares a contribuirem para minimizar o sofrimento das famíliasque foram abaladas por estes eventos climatéricos.