A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Celma Meque, conferiu posse, em Maputo, a novos chefes dos departamentos e repartições das divisões que compõem as diferentes unidades orgânicas do INGD.
A dirigente recomendou aos empossados, para que no cumprimento da sua missão, representem devidamente a instituição em todos momentos, que se apresentem com cordialidade, humildade, boas maneiras e que sejam o espelho da instituição.
Que trabalhem com critérios de produtividade, transparência, exigência e inovação, mas sempre com o sentido prático da necessária adequação a realidade em que vivem e com a preocupação da exequibilidade das soluções e uso racional dos meios financeiros e materiais disponíveis
Luisa Meque referiu que, as nomeações visam conferir maior dinâmica as divisões do INGD, visto que, “entendemos que irão reforçar a nossa capacidade de resposta, tendo em conta a dinâmica do sector de gestão e redução do risco de desastres”.
Com o contributo dos empossados, Luisa Celma Meque espera trabalhar energicamente para garantir a implementação das acções que permitem o alcance das metas do Plano Económico e Social e do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024.
Aos novos empossados, Meque exigiu que exerçam com zelo o seu papel na gestão e redução do risco de desastres e garantam assistência humanitária às vítimas dos desastres.
Para tal, disse ser fundamental permitir o envolvimento de maior parte dos Comités Locais de Gestão e Redução do Risco de Desastres na mitigação dos eventos extremos.