Esta garantia foi dada aquando da visita efectuada por uma comitiva composta pela presidente do INGD, Luísa Celma Meque, pelo secretário de Estado na província de Nampula, Mety Gondola, e pelo Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues, ao armazém provincial, a fim de aferir a capacidade de assistência às vítimas do ciclone tropical Gombe.
Na ocasião, o encarregado do armazém informou que o pré-posicionamento de bens alimentares e não alimentares foi realizado com muita antecedência, colocando bens de primeira necessidade em distritos estratégicos. Os bens pré-posicionados perfazem cerca de 110 toneladas de produtos alimentares diversos.
No, entanto, já no decorrer do fenómeno, houve necessidade de reforço, conforme avançou César Tembe: “sentimos que devíamos reforçar os distritos que foram afectados, e esse reforço foi chegando de várias regiões”.
Os dirigentes foram informados que está em curso o reforço das quantidades em cerca de 360 toneladas de produtos diversos. Outra nota importante foi a garantia da que os produtos actualmente disponíveis já estão a ser usados na assistência às famílias afectadas.
Por fim, os dirigentes foram unânimes em referir que o reforço deve ser realizado com a maior brevidade possível, sobretudo nos distritos mais afectados pelo ciclone tropical Gombe.