O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), através do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) e o PRIORIZE estão a trabalhar em parceria no mapeamento das zonas áridas do distrito de Mabote, província de Inhambane.
Esta actividade decorre desde o último Domingo, dia 28 de Julho e vai até amanhã, 31 de Julho, e o referido mapeamento é com recurso a drones, o que permitirá obter com maior precisão as zonas com potencial agrícola e habitacional. A iniciativa vai basicamente facilitar a implementação das acções que visam o desenvolvimento integrado e sustentável das zonas áridas e semi-áridas, no distrito de Mabote.
O PRIORIZE, que envolve a UEM, IIED e financiado pelo IRISH AID, é uma iniciativa que visa a ligação da protecção social a adaptação às mudanças climáticas, assumindo que os que recebem o apoio de protecção social do Governo são os que mais sofrem dos impactos das Mudanças Climáticas.
Estiveram envolvidos na Missão o Delegado Provincial do INGC, Cândido Mapute, o Director Nacional Adjunto do CENOE, António Beleza, o Dr. Luís Artur, da UEM e o Gestor do Programa PRIORIZE, Melq Gomes.
Deste exercício, espera-se um conhecimento mais pormenorizado das condições edafo-climáticas, habitacionais e o potencial para o desenvolvimento do Distrito.