O sistema de gestão electrónica dos armazéns do INGC já esta operacional. A directora geral disse que neste momento trabalha-se na inserção de dados de todos os armazéns e os respectivos bens, dado que permite saber a quantidade exacta dos donativos que a instituição recebeu. O objectivo do sistema electrónico é garantir melhor monitoramento dos donativos que chegam ao INGC, bem como permitir uma gestão equilibrada dos recursos para que em todo o pais se tenha condições necessárias nos centros de acomodação.
A instituição também pretende acabar com o desvio de donativos, facto que se vinha registando nos anos passados. “Este sistema vai facilitar o controlo dos armazéns e o aprovisionamento da resposta que devemos dar as comunidades em termos de matérias. “Outra vantagem do sistema electrónico é que vai facilitar a comunicação e troca de produtos entre os armazéns, bem como reportar sobre o que sobra após a época chuvosa. “Com o sistema passamos a saber o que falta num determinado armazém, sem precisarmos ir até lá. Se estivermos, por exemplo, na Zambézia e sentimos falta de certos produtos, podemos entrar no sistema e ver se há o material que precisamos no armazém de Sofala e assim se resolve o problema, sem termos de ir a capital do pais o para fazer esse trabalho.”