A Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) conferiu posse, recentemente, ao novo director nacional adjunto do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE).
Na mesma cerimónia, que teve lugar na cidade de Maputo, foram igualmente empossados os delegados provinciais de Maputo e Niassa. Aos empossados, Luísa Celma Meque pediu humildade e envolvimento de todos no processo de tomada de decisões.
Seguidamente, enumerou aquilo que considera serem alguns dos principais desafios das equipes de trabalho que os empossados passam a liderar. São eles: Redução substancial do risco de desastres e de Perdas infraestruturas e de vidas humanas; promoção da agricultura sustentável; construção de infra-estruturas resilientes; Reforço da capacidade de prontidão, resposta, e recuperação pós desastres; expansão da cobertura provincial dos Comités Locais de Gestão de Risco de Desastres; promoção da realização de simulações de ocorrência de Desastres; e criação da capacidade para a prontidão e resposta as Desastres ao nível dos Governos locais e Municípios.