A Assembleia da República (AR) procedeu esta segunda-feira, dia 19, em Maputo, a entrega de um cheque ao Instituto Nacional de Gestão e Reducao do Risco de Desastres (INGD) no valor de 1.350.000,00 Meticais (um milhão e trezentos cinquenta mil Meticais).
O cheque resulta das contribuições dos deputados da AR em apoio às vítimas do Ciclone Tropical Freddy que, em Março passado, assolou Moçambique, com maior impacto na cidade de Quelimane, província de Zambézia.
Falando momentos após a cerimónia, o 1º Vice-Presidente da AR, Hélder Ernesto Injojo, reconheceu que a singela contribuição está longe de poder satisfazer às necessidades das vítimas daquela calamidade natural, tendo frisado que o valor monetário resulta da contribuição de um dia de salário de cada deputado.
Injojo, que no acto representava a presidente da AR, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, reiterou apelos do Parlamento na sensibilização da sociedade para estar unida e envidar esforços para apoios multiformes às populações moçambicanas mais carenciadas.
O 1º Vice-Presidente da AR enalteceu o trabalho que a direcção do INGD tem vindo a desenvolver em prol da assistência às populações vítimas das calamidades naturais no país, tendo apelado para fazer chegar o donativo aos necessitados.
Intervindo na ocasião, a presidente do INGD, Luísa Celma Meque, agradeceu os parlamentares pelo donativo, considerando tratar-se de um “gesto de grande importância” em apoio às acções de assistência às vitimas dos eventos naturais extremos.
De seguida, garantiu que o donativo chegará aos destinatários: “nós iremos fazer chegar [o donativo], conforme o desejo por vós expresso”, assegurou.