Segundo o Balanço da Época Chuvosa e Ciclónica que corresponde o período de 01 de Outubro a 5 de Janeiro, a chuva afectou 112 mil e 646 pessoas, correspondentes a um universo de 22 mil e 700 famílias, com registo de 63 óbitos confirmados pelas autoridades sanitárias e 80 feridos.
O fenómeno teve impacto também no sector habitacional, onde 23 mil e 116 casas ficaram parcialmente destruídas e 14 mil e 938 ficaram totalmente destruídas.
No sector de educação, 1115 salas de aulas foram destruídas, afectando um universo de 124 mil e 700 alunos. De referir que, tanto para a Tempestade Chalane assim como para a época chuvosa, as pessoas que foram afectadas receberam assistência por parte do Instituto Nacional de Gestão e redução do Risco de Desastres ( INGD). Assim, para o Chalane foram assistidas 6 mil e 680 famílias com bens alimentares e não alimentares, e para a época chuvosa foram assistidas 7 mil e 570 famílias também com bens alimentares e não alimentares.
A avaliação feita é referente a metade da época chuvosa, que vai até Março, por isso o INGD apela a população a se manter em locais seguros e acompanhar as informações e mensagens de sensibilização, bem como as medidas a serem tomadas, transmitidas pelas entidades competentes, face à aproximação de qualquer evento. O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres desaconselha mensagens que não são das autoridades responsáveis.