Biografia

Luisa Celma Meque Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres

Luísa Celma Caetano Meque é actualmente Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres e investigadora cordenadora  na area de produção animal .

Foi sucessivamente Directora Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades desde Fevereiro de 2020 a Janeiro de 2021 e Vice Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar de 2015 a janeiro de 2020.

Na área de gestão e redução do risco de desastres tem experiencia prática e operacional de coordenação, gestão, monitoria e resposta a eventos extremos através da liderança do Centro Nacional Operativo de Emergência e do Conselho Técnico de Gestão e Redução do Risco de Desastres.

Liderou com sucesso o processo de reforma legal atinente a gestão e redução do risco de desastres e nessa qualidade foi uma figura proenimente na elaboração dapolitica e estrategia dos deslocados internos aprovada pelo governo em 2021.

É Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, e foi docente sénior do curso de formação de Mestrado e Licenciatura na Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane no período 2013-2015.


vice-p
Gabriel Belém Monteiro

Gabriel Belém Monteiro, Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade Eduardo Mondlane.

É actualmente vice-Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres desde 2021, onde é responsável pela definição de políticas e estratégias de gestão e desenvolvimento institucional.

Antes de assumir o actual cargo, foi Director Geral-Adjunto do INGC (2020-2021), Director Regional Centro do INGD na Zona Centro do Pais (2009-2019) e Director Províncial de Agricultura de Inhambane (1999-2007).

Gabriel Belém Monteiro tem uma larga experiência prática e de trabalho operacional na gestão e resposta a emergências múltiplas e complexas, incluindo cheias, inundações, secas e ciclones, através dos Centros Nacional e Provincial Operativos de Emergência.