O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) está a reforçar a sua presença e intervenção ao nível das comunidades com a criação de mais Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades (CLGRC).
Nestes dias, várias equipas do INGC desdobram-se no terreno, criando e capacitando mais comités e elevando deste modo a capacidade institucional de resposta em caso de um evento extremo da natureza.
A criação destes comités é no âmbito do cumprimento do Plano Económico e Social 2019 que prevê mais 198 comités neste ano, o que significa que serão capacitadas 3.564 pessoas em matéria de gestão de risco de desastres.
Actualmente existem em todo o país 1.277 Comités Locais de Gestão de Risco de Calamidades, correspondente a 16.384 membros.
Os CLGRC são o nosso braço operativo ao nível das comunidades, sem eles não teríamos como estar presentes em todas as comunidades que possam ser afectadas pelos eventos extremos em tempo útil.
Os CLGRC são os responsáveis por preparar as suas comunidades, identificação dos riscos e vulnerabilidades locais. São eles que auxiliam localmente o INGC a desenvolver acções para a sua redução. Neste processo, os CLGRC são treinados pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades a interpretar e implementar os Sistemas de Aviso Prévio (SAP) e por sua vez, eles treinam a sua comunidade.