



No quadro da implementação do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE 2025), o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) realizou, entre os dias 07 e 11 de Julho de 2025, um conjunto de atividades nos distritos de Mabote, Funhalouro, Panda e Maxixe, com o objectivo de fortalecer a capacidade local de gestão de riscos e resposta a desastres.
As ações visaram o fortalecimento das capacidades locais de prevenção e resposta ao risco de desastres, com destaque para:
– Criação e capacitação de 4 Comités Locais de Gestão de Risco de Desastres (CLGRDs) – 2 no Distrito de Mabote e 2 no Distrito de Funhalouro;
– Revitalização de 2 CLGRDs no Distrito de Panda;
– Capacitação do Comité Técnico Distrital de Gestão de Risco de Desastres (CTDGRD) da cidade da Maxixe;
– Monitoria das Ações Antecipatórias (AAs) e do Projeto CLINFIREP nos distritos de Funhalouro e Mabote, através de uma equipa multissetorial composta por representantes do INGD, Obras Públicas, Serviços de Infraestrutura e autoridades distritais.
No total, 𝟏𝟑𝟐 𝐦𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨𝐬 dos CTDGRD e CLGRDs foram capacitados, promovendo o conhecimento do risco e a resiliência comunitária.
Estas ações integram-se na estratégia do INGD para fortalecer as comunidades locais, melhorar os mecanismos de resposta e garantir maior preparação face aos eventos extremos.

Gostaria de ter informação sobre comites locais de gestão de risco em Vilankulo, localização.